Apesar do termo ter origem estrangeira, a prática de Compliance tem uma definição simplista, podendo ser entendida como um conjunto de estratégias corporativas internas a fim de investigar, evitar e solucionar qualquer desvio ou risco que destoe das normas legais.
É importante entender que dentro da particularidade de cada negócio, e da variedade existente no cenário empresarial, surge a necessidade de criar Instrumentos internos de regras para cada empresa, como por exemplo:
✔ Códigos de Norma e Conduta, que servirão para auxiliar no controle dos negócios e no alcance dos objetivos empresariais.
A criação de um Programa de Conformidade dentro da empresa traz eficiência e credibilidade à gestão empresarial, além é claro, de gerar uma significativa economia de recursos, evitando gastos com multas, punições e cobranças judiciais por desvios de conduta ou atos ilícitos.
Vale lembrar que “estar em Compliance”, ou seja, instituir políticas eficientes de Compliance é um grande diferencial competitivo para as empresas, gerando mais credibilidade no mercado, e criando um ambiente negocial transparente e honesto.
Pois bem, agora que você já conhece um pouco sobre o Compliance e a importância deste mecanismo para as empresas, não deixe de procurar um profissional de sua confiança para investir nesta ferramenta de gestão de riscos tão eficiente, que eleva o patamar da gestão da empresa e sua credibilidade no mercado.
Acesse no Instagram: